História da instituição

A Associação Mutualista em Modivas é uma instituição que presta apoio e assistência a todos os seus associados.

Esta Associação nasceu da necessidade das classes laboriosas da altura (carpinteiros, pedreiros, pintores, pescadores, etc.) se unirem para apoio mútuo, em situações de funeral.

Ao longo do tempo sofreu alterações na designação e algumas transformações, quer a nível funcional, quer a nível estrutural, mas os principais objectivos da Associação, continuam intactos. Procurando manter uma constante adaptação à realidade actual foram criados novos modelos de funcionamento. Presentemente é uma associação mais vocacionada para a área da saúde.

A Associação de Socorros Mútuos em Modivas, encontra-se situada na freguesia de Modivas, conselho de Vila do Conde. A direcção desta Associação é eleita pelos seus associados. Esta delega funções nos responsáveis pelos seus diversos sectores, que dependem funcionalmente da aprovação dos seus projectos pela mesma.

A Associação Mutualista em Modivas está intimamente ligada ao associativismo. As origens do associativismo remontam à antiguidade greco-romana. Em Portugal o direito de Associação não foi consagrado nas constituições monárquicas, salvo na de 1838 (art.º 14), de fugaz duração. Só em 1907, a lei de 14 de Fevereiro veio a permitir a formação livre de associações, para fins conformes com as leis.

Foi na segunda metade do século XIX que o aparecimento de associações de todos os géneros atingiu maiores proporções, aumentadas ainda no primeiro quartel do século XX.

A ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA EM MODIVAS é uma instituição de Solidariedade social de iniciativa dos interessados, classificada na 3ª categoria das instituições reconhecidas na base III da Lei n.º 2115, de 18 de Junho 1962. Caracteriza-se por ser de inscrição facultativa, capital indeterminado, duração indefinida e número ilimitado de associados, tendo por base o auxílio recíproco.

Este tipo de Associações na qual se insere a nossa Associação, teve os seus primórdios no nosso país no início do século XIX, mais concretamente no ano de 1807. O mutualismo é assente num sistema de protecção social que visa o auxílio ou o socorro mútuo dos trabalhadores.

Por decreto de 10 de Fevereiro de 1890, foi o Governo autorizado a regulamentar a organização destas instituições. Os problemas inerentes às Associações de Socorros Mútuos só obtiveram solução com a publicação do decreto de 29 de Janeiro de 1931, seguido, em 27 de Fevereiro de 1932, por outro, (Regulamento das Associações Mutualistas). Conforme os fins ou modalidades de seguro que exercem, as Associações de Socorros Mútuos podem agrupar-se em: fúnebres familiares, lutuosas, reforma, sobrevivência e doença. Podem ainda manter-se por si ou federadas, casas de repouso, sanatórios, internatos, maternidades, creches, lactários e orfanatos para filhos dos associados.

A nossa associação nasce a 29 de Junho de 1902 na casa n.º 19 do lugar do Monte, da freguesia de Modivas, do Concelho de Vila do Conde, pelas duas horas da tarde, tendo como presidente o Sr. Manoel Fernandes Fontes, 1º Secretario Julio Gonçalves dos Santos e 2º secretário Manoel da Silva Pereira.

A casa para a sede foi mudando ao longo dos anos sendo que em 1908 sediou-se no local onde hoje se encontra. A sua compra foi efectuada pela primeira direcção em 1913.

Foi registada como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) no ano de 1932.

Existindo uma necessidade de fornecer aos associados melhores regalias, a direcção implementou uma nova vertente, SAÚDE, para além da já existente, (subsidio de funeral).Como a sede não possuía instalações que permitissem acolher a nova vertente(um único salão com uma pequena divisão onde funcionava a secretaria), iniciou obras de remodelação da sede de modo a que esta fosse adequada a nova vertente. As obras terminaram no ano de 2009, tendo sido efectuada a mudança para a sede remodelada a 4 de Maio de 2009.

A Associação Mutualista em Modivas fica situada na Freguesia de Modivas, pertencente ao Concelho de Vila do Conde, Distrito do Porto, mais propriamente na Rua do Viso nº220 (4785-593 Modivas) e é constituída por dois pisos com: Hall de entrada com balcão de admissão (administrativa), sala de espera, W.C. para utentes (1 homens, 1 senhoras e 1 deficientes motores), W.C. para pessoal (com chuveiro); três gabinetes médicos(sendo que 1 está equipado com marquesa ginecológica), um consultório de medicina dentária, um gabinete de enfermagem, uma sala de depósito temporário de sujos, uma sala de colheitas, uma copa para funcionários, uma sala de arquivo, uma sala de reuniões, uma sala para administrativa (secção de quotas), e elevador.

O novo edifício da Associação de Socorros Mútuos de Modivas, ambiciona ser um projeto de referência na área de apoio social.
Este situa-se em Guilhabreu, Vila do Conde e tem como principal objectivo ser um edifício inspirador, delicado e calmo.
Uma arquitetura contemporânea, que conjuga a dinâmica do programa complexo com a harmonia da natureza.
Um edifício leve, intuitivo do ponto de vista do utilizador, mas ao mesmo tempo tecnológico e desenvolvido na qualidade do serviço. Faz do novo edifício da Associação um edifício de excelência, elegante na sua relação com a envolvente e relaxante no seu interior.

O edifício subdivide-se em 3 volumes programáticos:

1º Volume - edifício Nascente:

- Volume autónomo destinado a quartos singulares, duplos e triplos.
- Elevada privacidade, grandes níveis de conforto, atendimento permanente.

2º Volume - Edifício Poente:

- Áreas de lazer diversificadas
- Centro de dia
- Salas de atividades
- Refeitório com cozinha própria, para um melhor controlo da alimentação dos utentes.

3º Volume - Recepção:

- Entrada do edifício
- Atendimento personalizado
- Área de controlo da privacidade dos quartos


Jardim exterior:

- Acesso exclusivo a utentes
- Privacidade
- Forte relação com a natureza


Serviços complementares:

- Pedicure/manicure, cabeleireiro
- Serviço de Lavandaria


Health Clube:

- Ginásio adaptado
- Fisioterapia
- Piscina
- Hidroginástica
- Tratamentos diversos